Orientações


Orientações para a PARTE ESCRITA dos trabalhos solicitados

1.  Procure pesquisar em fontes (livros, apostilas, enciclopédias e sites) confiáveis ou com indicação de seu professor. Lembre-se que, principalmente na Internet, existem informações corretas e incorretas.
2. Não transforme seu trabalho numa simples cópia de livros ou sites. Usando deste artifício, além de você não aprender nada, ainda corre o risco de tirar uma nota baixa.
3.  Leia o material pesquisado, faça um resumo destacando as principais informações levantadas e escreva um texto com suas próprias palavras.
4. Um bom trabalho começa por uma boa capa. Coloque nela somente  as informações necessárias, tais como: nome, número, série, nome do professor e da matéria, título do trabalho, data e outras informações solicitadas pelo professor. A estética ajuda muito e causa uma boa impressão, portanto, capriche na organização da capa.
5. Cuidado com a redação do trabalho. Faça sempre uma correção com o propósito de corrigir erros ortográficos e gramaticais (pedimos desculpas pois houve um erro de digitação no material impresso), onde aparece LIETRÁRIA leia-se LITERÁRIA.
6.  Peça para algum amigo ou parente para ler seu trabalho. Para você o trabalho pode estar muito bom e claro, mas uma segundo opinião é sempre bem vinda.
7.  Quando utilizar imagens, procure sempre colocar legenda. As fotos e figuras não servem somente para ilustrar o trabalho, mas também são ótimas referências  e fontes de informação.
8.  Caso o trabalho seja digitado, procure utilizar fonte arial ou times new roman (tamanho 12). Os títulos e subtítulos podem ser em tamanho 14 e negrito.

 Divida seu trabalho em partes:
1º - Índice: relação dos assuntos abordados em seu trabalho e distribuição temática.
2º - Introdução: neste item você vai explicar rapidamente do que se trata o trabalho e o que você pretende com ele.
3º - Desenvolvimento: é o miolo e a parte mais importante do trabalho. Desenvolva um texto claro e objetivo, explicando o assunto abordado, dando exemplos, citando trechos de livros (sempre entre aspas e com citação bibliográfica), levantando hipóteses etc.
4º - Conclusão: coloque seu ponto de vista sobre o assunto e encerre o texto com sua conclusão final.
5º - Bibliografia: não esqueça de citar todos os livros, apostilas, sites e outros materiais que você utilizou em seu trabalho.

ORIENTAÇÕES PARA SEMINÁRIO

O SEMINÁRIO

De acordo com Santos (2002, p. 151) “seminário pode ser conceituado como uma técnica de pesquisa.”  
Andrade (2001, p. 91) apresenta como finalidade do seminário:
a) Aprofundar o estudo a respeito de determinado assunto;
b) Desenvolver a capacidade de pesquisa, análise sistemática dos fatos, através do raciocínio, da reflexão, preparando o aluno para a elaboração clara e objetiva dos trabalhos científicos.”

Quanto aos tipos de seminários, Santos (2002) diz que podem ser:
a) clássico - elaborado e apresentado individualmente;
b) clássico em grupo – com até cinco componentes, o grupo discorre sobre o tema escolhido.  Entre seus membros, designam-se um coordenador, um secretário e um relator;
c) em grupo – cabe a todos os membros do grupo estudar o tema, individualmente, de modo a terem dele uma visão global. Todos participam da apresentação, ficando, sob a responsabilidade de cada um deles, a apresentação de uma parte do tema. O professor desempenha a função de coordenador dos grupos, cabendo-lhe orientar os trabalhos de pesquisa e a preparação da exposição oral.

Etapas do Seminário:
Na preparação do seminário, observam-se as seguintes etapas:
a) definir, inicialmente, o tipo de seminário;
b) determinar e delimitar o tema;
c) constituir o grupo;
d) escolher coordenador, secretário e relator. O coordenador é quem define as etapas da pesquisa, atribuí tarefas aos demais membros do grupo, verifica o cumprimento das mesmas e faz o contato com o professor. O secretário responsabiliza-se pelas anotações de sugestões, marca as reuniões e define a pauta. O relator avalia e comenta o andamento dos trabalhos e a suficiência do material coletado.
e) elaborar o plano de pesquisa contendo:
• pesquisa bibliográfica;
• roteiro de entrevistas (se necessário);
• relatos das observações e experiências sobre o tema;
• plano geral para coleta de dados.
f) analisar o material coletado;
g) verbalização sobre o material coletado;
h) elaborar o roteiro de apresentação do seminário:
• introdução – pessoal e bem objetiva, dar idéia do assunto tratado;
• conteúdo – deve ser apresentado em unidades de maneira clara, objetiva e concisa. Não se deter em pormenores;
• conclusão – interpretação pessoal de modo objetivo;
• bibliografia – indicar as fontes que foram usadas.
i) redigir o trabalho;
j) distribuir o assunto ordenadamente para apresentação oral;
k) preparar slides (se for o caso) e outros recursos;
l) fazer revisão do conteúdo, sintática e ortográfica;
m) preparar a apresentação oral (ensaio).

Requisitos para apresentação oral
São requisitos da apresentação oral:
a) domínio do assunto;
b) clareza conceitual;
c) qualidade e quantidade do material a ser apresentado;
d) adequação do tempo disponível;
e) sequência das partes;
f) autocontrole;
g) boa dicção (entonação, timbre, altura da voz);
h) vocabulário simples e adequado;
i) postura correta;
j) empatia com a audiência.

Observação: Dentro da produção dos materiais preparados para o Seminário,  são indispensáveis elementos tais como um folheto ilustrativo com uma síntese do assunto, assim como o cartaz em tamanho padrão. 

BOLETIM INFORMATIVO



Criar um boletim informativo oferece a oportunidade de trabalhar em grupo enquanto se pratica as habilidades de pesquisa e redação. Quando terminarem, o trabalho poderá ser distribuído ou exibido com orgulho. Talvez seja conveniente começar o projeto reunindo o grupo para proporem e votarem um nome para o boletim informativo. Vocês já tem toda orientação em mãos, por escrito. Eis aqui algumas ideias de assunto para começar:
• Editorial;
• "Entrevistas" com os principais órgãos;
• Dicas;
• Uma crítica;
Um teste ou um enigma que verifique o conhecimento do leitor;
O boletim informativo vai precisar de um editor. Talvez seja conveniente que a equipe edite os trabalhos. Qualquer que seja a escolha, quando tiverem corrigido suas histórias, será o momento de compilar e publicar o boletim.

NORMAS DA ABNT

Para um trabalho, as regras da ABNT ditam que deve conter na sua estrutura:
·       Capa, devendo ter o nome do aluno em cima, o tema do trabalho centralizado, na margem inferior o nome da instituição de ensino em que foi realizado e por último a cidade e o ano.
·       Folha de rosto deve ter as mesmas informações contidas na capa e outras essenciais da origem do trabalho.
·       Dedicatória é recomendado, mas não obrigatório, você poderá agradecer e homenagear alguém. 
·       Agradecimentos é outro item dispensável, nele você agradecerá aqueles que te ajudaram com o seu projeto. 
·       No Sumário você vai enumerar as principais divisões na mesma ordem em que eles sucedem.
·       Texto deve conter introdução, desenvolvimento, conclusão, referências bibliográficas e, se você achar necessário, poderá inserir anexos ou apêndices, glossário e capa (para proteger a última página do trabalho).

Ainda há muitas outras regras, como as normas da ABNT para citação (citação direta, citação indireta ou citação de citação), localização das citações, paginação e o formato do texto no trabalho que devem ser de: Papel A4 branco, margens de três centímetros na parte superior, inferior e no lado esquerdo e dois centímetros na margem do lado direito. Fonte ideal é tamanho doze, tipo da fonte deve ser Times News Roman ou Arial e o espaço entrelinhas deve ser duplo.
Essas são as regras mais importantes sobre as normas da ABNT, em caso de maiores dúvidas você deve enviar sua dúvida para  etfadip@yahoo.com.br e levantar seus questionamentos para a apresentação de um bom trabalho.
Para entender a aplicação, veja também este exemplo, modelo de trabalho que segue as regras ABNT.



Click para ampliar a imagem





0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é essencial para o crescimento do nosso blog. Obrigado por nos visitar e volte sempre aqui.

Minha foto
Jequitibá, Mundo Novo, Bahia, Brazil
Desenvolver a Consciência Ecológica, Cidadã e Comprometida com o Meio.